.

Envie o seu evento para :cearaesportetotal@yahoo.com.br

.

Total de visualizações de página

PESQUISE NOTÍCIAS DO SEU ESPORTE NO BLOGGER

.

CLIQUE NO TÍTULO PARA VISUALIZAR A MATÉRIA

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Triathlon - Tércia Figueiredo: motivação e talento a serviço da Copa Nordeste

transcrito do site cbtri.org.,br
O Marina Park Hotel, em Fortaleza, no Ceará, será palco, no próximo dia 15 de julho, de uma das disputas mais aguardadas da temporada de 2017: a primeira etapa da Copa Nordeste.

E ninguém, cá para nós, mais apropriada para detalhar o evento do que a delegada técnica, Tércia Figueiredo que vive momento de maturidade plena no esporte, mas também de imensa responsabilidade.

Tércia tem vasto currículo no triathlon. Basta dizer que há mais de uma década é diretora da Federação Cearense, uma das mais atuantes do País. Começou como atleta e hoje, não é exagero dizer, conhece cada minúcia deste esporte que cresce como onda avassaladora em todo o planeta.

Nesta temporada, contudo, ela abraçou o desafio de ser a diretora da Universidade Triathlon Brasil (UTB), uma das vertentes mais importantes da diretoria da CBTri.

Pois é com a coragem habitual que Tércia se prepara para tornar, ao lado da equipe sempre super competente do Ceará (na qual inclui sua mãe, Fátima Figueiredo, uma das mais marcantes dirigentes do triathlon nacional), a primeira etapa da Copa Nordeste uma prova inesquecível para a comunidade do Triathlon, sobretudo, os atletas.

Na entrevista abaixo, Tércia expõe detalhes inéditos sobre o evento, fala sobre a importância das competições regionais e, logicamente, dos primeiros passos da Universidade Triathlon Brasil (UTB). Imperdível. Não deixe de ler e vá correndo fazer sua inscrição, pois só restam 50 vagas.

Como se sente sendo a delegada técnica de evento tão importante para o Triathlon nacional?

Muito feliz. Adoro trabalhar como árbitra nos eventos. Sendo uma Copa Nordeste e na minha federação de origem, fica mais especial ainda.

Qual importância para o crescimento do esporte a realização destas competições regionais, como as Copas Norte e Nordeste?

A existência das Copas faz com que possamos avaliar a cada ano o crescimento das federações juntamente com seus atletas nas suas regiões. E, logicamente, um treinamento maior para os atletas, que as competições estaduais como preparação ao Brasileiro.

Como diretora da Fetriece o que a senhora pode nos antecipar sobre a organização da prova?

Tudo está sendo feito de forma profissional, porém com muito carinho envolvido. A equipe da Fetriece trabalha sempre porque são envolvidos pelo amor ao esporte. Já estamos com tudo preparado e organizado para receber todos os atletas.



O calendário da Fetriece é bem rico, este ano será realizado novamente até o Longão Cabra da Peste e Mulher Guerreira. Como se situa a 1ª etapa da Copa Nordeste neste calendário. Qual o grau de importância deste evento?

Todo evento para nós , independente se ele é estadual ou nacional, existe o mesmo envolvimento e profissionalismo. Não medimos esforços para que tudo aconteça de forma segura e que seja uma festa a competição. Os atletas pediram muito o retorno do Cabra da Peste, então nossa Presidente Dona Fátima assim o fez. Será um grande desafio aos atletas e a organização.

Somente atletas do Nordeste poderão participar?

Todos podem participar do evento, porém, somente atletas filiados ao Nordeste poderão contar ponto e receber a premiação em dinheiro.

A senhora acredita que quantos atletas disputarão a primeira etapa?

Na nossa primeira etapa estadual do sprint triathlon, tivemos quase 400 atletas, para a Copa Nordeste tivemos que colocar o limite de 300 vagas, porque teremos o infantil , com isso várias largadas e temos horário previsto para liberar o trânsito de carros. Atletas interessados, corram para fazerem a inscrição, faltam menos de 50 vagas para encerrar o limite.

De um modo geral quais são os atrativos da Copa Nordeste 2017?

O local é muito bonito, estrutura ótima do Marina Park Hotel, tanto para hospedagem no local do evento, estrutura para os familiares e amigos que irão assistir. Percurso difícil com ladeira e vento aos atletas, com isso tornando desafiadora a competição. E Fortaleza é uma cidade bela com muitas atrações turísticas. Vale a pena participar.

Após a etapa do Ceará, os atletas poderão competir em quais outras etapas?

Teremos em Agosto em São Luiz- MA e em dezembro Savalvador- Bahia. Betinho presidente da federação do Maranhão, já está preparando um grande evento também. A Copa Nordeste será inesquecível aos participantes e acompanhantes.

Como a senhora avalia até agora a atuação da Universidade Triathlon Brasil cuja a senhora é diretora. Já tem um curso agendado não é mesmo. Teremos mais nesta temporada?

Estamos ainda trabalhando atrás de parceria, estudando e trabalhando para mudanças e inclusão de novos cursos no que já era apresentando pela CBTri. Como já mostrado em matérias anteriores , teremos cinco pilares a serem apresentados e trabalhados em todo os Brasil. Tudo isso com o intuito de profissionalizar e melhorar os eventos nas federações, aumentar a qualidade boa que já temos nos técnicos do Brasil e ajudar aos atletas a terem uma carreira pós competição dos nossos atletas profissionais. Queremos investir em árbitros, técnicos, atletas e federações para que juntos possamos fazer e ter um crescimento no triathlon Nacional. Agora em Julho, teremos o Nivel 1 dos Oficias Técnicos em Vila Velha –ES. Teremos ainda este ano o Curso Internacional de Oficias Técnicos Nivel 2 da ITU, no mês de novembro em Brasília. Iremos divulgar melhor, mais próximo ao evento. Também teremos no Rio de Janeiro, na Escola de Educação Física do Exército, o curso de Técnicos de Triathlon Nível 1.

Fique a vontade para suas considerações finais...

Gostaria de convidar a todos os interessados a participarem dos eventos da Universidade Triathlon Brasil, iremos sempre divulgar no site da Confederação e nas federações. Como também dos eventos Nacionais e estaduais. No momento da Copa Nordeste também, venham fazer parte do triathlon nordestino e participar de uma grande evento. Fiquem com Deus. Bons treinos.

Conheça melhor a Tércia Fiqueiredo

* Graduada em Educação Física pela UNIFOR;

* Especialização em Educação e Treinamento Desportivo – UFES;

* Mestre em Educação e Gestão Desportiva – Universidad Americana – Assunção-Paraguai;

* Curso Confederação Panamericana de Triathlon – PATCO;

* Curso de Oficias Técnico de Triathlon - Nivel I e II (internacional);

* Árbitro Confederação Brasileira de Triathlon – CBTri;

* Palestrante da CBtri - Cursos de Árbitro e Técnico de Triathlon;

* Diretora Técnica da Federação de Triathlon do Ceará – FETRIECE;

* Diretora Técnica Geral do Projeto Social Novos Talentos de Triathlon;

* Técnica Olímpica – Singapura 2010.

* Arbitra Internacional das Olimpíadas Rio 2016

* Árbitra Internacional das Paralimpíadas Rio 2016

* Atual Diretora da Universidade Triathlon Brasil (CBTri)

VEJA MAIS POSTAGENS DE HOJE CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>